A Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, concluiu, com sucesso, testes em macacos de um novo tipo de contraceptivo masculino em formato de gel.

Segundo os pesquisadores, o medicamento não tem contraindicações e não modifica em nada a produção de hormônios masculinos.

O gel foi testado em 16 macacos machos adultos, (10) dez já tinham sido pais. Os macacos foram monitorados durante uma semana com o remédio e liberados em seguida com fêmeas férteis.

Ocorreram acasalamentos, mas nenhuma das fêmeas ficaram grávidas.

Chamada de Vasalgel, a substância é injetada no canal que leva os espermatozoides ao pênis bloqueando sua passagem – a exemplo de como ocorre na vasectomia.

Segundo os pesquisadores, o gel pode funcionar por até 10 anos.

Os médicos querem iniciar testes em humanos nos próximos anos. Se aprovado, o Vasalgel será o primeiro novo contraceptivo masculino a chegar ao mercado.

Segundo os especialistas, o Vasalgel tem a vantagem de poder ter seu efeito revertido com uma simples injeção de bicarbonato de sódio no mesmo canal onde foi injetado.

A vantagem é que o Vasalgel não foi projetado para desabilitar os espermatozoides – como é o caso do outro gel  RISUG, que está sendo testado na Índia.