Passo a passo sua marcação de consulta no SUS

Como marcar uma consulta pelo SUSPrimeiramente você terá que fazer um cartão do (SUS/SES-DF) como o meu acima gratuitamente.

Para confecção do cartão do (SUS) é preciso que você procure o Núcleo de Regulação Controle e Avaliação (NRCA) do Posto de Saúde mais próximo de sua residência.

O interessado deve estar portando:

  • RG;
  • CPF;
  • Certidão de nascimento ou casamento

Feito o seu cartão, o Núcleo de Regulação Controle e Avaliação (NRCA), irá marcar sua consulta com o médico clínico para o mesmo dia ou agendará para a data mais próxima.

Em sua consulta com o médico clínico o mesmo resolverá seu problema/demanda de saúde ou o encaminhará para o especialista caso julgue necessário.

Sendo encaminhado pelo clínico para o especialista, você voltará para o Núcleo de Regulação Controle e Avaliação (NRCA), para marca/agendar na especialidade – Sistema de Regulação da secretária de Saúde (SISREG).

Na especialidade médica, lhe será solicitado exames (SISREG).

Situações posteriores:

  • Alta completa do usuário do SUS
  • Encaminhamento para outras unidades: Hospitais de Base, HRAN, Instituto de Cardiologia, clínicas particulares conveniadas ao SUS…

Por fim, resolvido o problema do usuário/cliente volta para ser acompanhado no Posto de Saúde mais próximo de sua residência.

Notem que começamos pela atenção básica (Posto de Saúde), passamos para as especialidades (endocrinologia, gastroenterologia, mastologia, neurologia, pneumologia…)  e retornamos à atenção básica.

Lembre-se, de procurar um (PSF), a Estratégia Saúde da Família (ESF) é composta por equipe multiprofissional que possui, no mínimo, médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS).

Os hospitais são para média e alta complexidade, pesquisas apontam que 80% das demandas hospitalares poderiam ser resolvidas na atenção básica, ou seja, Centros de Saúde, Postos, Unidades Básicas e PSF.

295 Comentários

  • Irisvaldo Sampaio Froes disse:

    Fui ao HBDF no começo de janeiro/2016 e fui informado que por não ter previsão de vaga para Cardiologista seriam anotados meus dados e que em breve entrariam em contato, o que não ocorreu até o momento. Como devo proceder, pois a consulta é urgente, enfartei em dezembro, passei dois dias na ala vermelha do HRT e 6 dias na UTI do HBDF, de lá sai com solicitação de consulta e acompanhamento.

    • Caro Irisvaldo Sampaio Froes, procure a Defensoria Pública, levando todos os documentos e cópia de seu prontuário que pode ser solicitado no hospital em questão, no SCS Quadra 04 – Bloco A Entrada 94 – Lotes 22 à 24 Edifício Zarife 1º – 2º – 4º – 5º – 6º e 7º andares
      CEP: 70304-904
      Tel: (61) 2196-4300

      • Claudia disse:

        Eu gostaria muito de fazer abidominoplastia mas não tenho condições será que consegue pelo SUS

        • Claudia, o SUS não faz procedimento com esse intuito.

          • valquíria disse:

            Tenho problemas nas costas e nos ombros, por conta dos meus seios que são grandes demais, e não tem previsão pelo sus

          • Ana disse:

            Faz sim, amigo. Os hospitais escola selecionam pacientes que procuram os serviços de cirurgia plástica como treinamento de residentes. Eles fazem não só abdominoplastia, como rinoplastia, prótese de mama, otoplastia, entre outros.

          • Sabrina disse:

            Boa tarde me chamo sabrina , tem um ano esperando uma consulta , enfim me ligarão dizendo que minha consulta já esta agendada , gostaria de saber depois que eu passar pela consulta quais são os próximo procedimentos , pq eu trabalho e no caso teria que me programar , obs: operação abdominal

          • Sabrina vai depender muito da sua situação, é difícil prever, pois ainda será submetida a exames de imagem e laboratorial.

          • Eliza disse:

            Você está muito enganado querido… Faz sim.. Abdominoplastia, aumento de seio, redução de seio
            , nariz, orelha de baano e até cirurgias íntimas por estética… So pedir encaminhamento pra o cirurgião plástico e esperar o sisreg te mandar para uns dos mais de 8 hospitais do Rio de janeiro q faz esse tipo de procedimento

          • Eliza, boa noite. Bom saber desta informação! Caso alguém tenha conseguido e queria compartilhar, deixe aqui sua experiência para auxiliar os/as demais.

      • Taciana disse:

        Ivan meu marido precisa passar urgente pelo clinico e ele nunca se consultou no hospital do hu, como faço pra ele see atendido ou pelo sus ou particular

      • Oi boa tarde minha cunhada ela ta com síndrome nefrotica e precisa fazer uma biópsia e não ta conseguindo ela tem q fazer as presas mas n ta tendo suporte da equipe q a companha como faço pra cnseguir

    • Renato oliveira disse:

      Fiz uma consulta pelo sus, minha médica me passou varios exames, os fiz e não consigo marcar o retorno, com a alegação que não tem vaga para a médica que pediu. Como devo proceder?

      • Renato Oliveira, primeiramente lembrar de sua via-crucis quando forem pedir seu voto. Em quem você votou e o que fizeram para a saúde pública? Acione a Defensoria Pública e o Ministério Público para solicitar sua consulta de retorno. “Médico tem que parar de fingir que trabalha, diz ministro da Saúde”

  • Danielle disse:

    Boa noite Ivan.. Minha mãe esta com endométrio espesso pos menopausa. Fomos em clínicas publica e particular. Exames foram feitos e refeitos e os médicos dizem que ela precisa fazer curetagem. Gostaria de saber se pode ser feito no HUB. PS. Minha bisavó e avó morreram com câncer no útero.
    Como devo proceder?

    • Danielle muito triste saber que um procedimento razoavelmente simples para as mulheres não esta tendo a atenção devida pelas autoridades. O HUB como hospital federal tem por obrigação em fazer o precedimento. As vagas existentes para primeira consulta são exclusivamente preenchidas por pacientes referenciados com relatório médico de um serviço de saúde, incluindo a referência interna do próprio HUB. A disponibilidade de especialidades com número de vagas é informada na portaria dos Ambulatórios 1 e 2 ou pelos telefones 2028-5355 (Recepção) e 2028-5210 (Marcação de Consultas ).

      Como agendar consultas

      O paciente ou o responsável deve procurar a Central de Marcação de Consultas e Exames, no Ambulatório 1, das 7h às 17h30, e apresentar encaminhamento e/ou relatório médico para a especialidade desejada, comprovante de residência com CEP e documento de identidade (em caso de adultos) ou certidão de nascimento (em caso de crianças) para abertura de prontuário e cadastro do cartão do SUS (caso o usuário não possua). Os pacientes que não possuem cartão do HUB precisam de documento pessoal (Carteira de Identidade e comprovante de residência) para cadastramento.

      • Marcelo Feitosa da Silva disse:

        Boa tarde meu nome é Marcelo Feitosa sou de Goiana-PE eu posso marcar para o otorrino sendo de outro estado

        • Sim! Desde que tenha encaminhamento do médico do estado a ser atendido.
          Em breve, será liberado este aplicativo – InfomedApp – em sua localização: (https://www.infomedapp.com.br/). Está implantado apenas em Brasília e região do entorno. Caso queira, já pode baixar em seu celular e assim que for liberado para sua região, será atualizado automaticamente. A saúde na palma das mãos.

  • Elioneide Gomes de Lima disse:

    Bom dia!
    Meu marido é paciente renal crônico em hemodialise 3 vezes por semana e em fase de pre transplante,necessita com urgência de uma avaliação com hematologista,hepatologista e gastro.
    Somos de Barreiras-BA e gostaria de saber qual o procedimento para conseguir essas consulta aí.
    Grata,
    Elioneide

  • Angelica disse:

    Boa tarde, me chamo Angelica. Estou com 137,700 kgs e tenho 1.64 de altura com imc de 50.9 gostaria de um encaminhamento para a cirurgia bariátrica,porem o clinico geral nao quis me dar , alegando eu ser nova demais , porem ,tenho 31 anos .
    Como devo proceder ??
    Desde ja agradeço
    Att : Angelica

  • Iolanda Oliveira disse:

    Boa tarde Dr. Tenho doença degenerativa nos ossos e estou sobre peso, a 4 anos venho tentando emagrecer e sem sucesso, no momento o ortopedista expediu um laudo medico sobre a enfermidade em que se não tratada adequadamente a doença fica mas acelerada, dando em evidencia o Excesso de volume dos seios no qual esta afetando mais ainda a coluna. Ele solicita uma cirurgia bariátrica e redução mamaria. Quais são os procedimentos que deverei tomar junto ao sistema do SUS. Fui ao HRAN e não conseguir marcar a consulta.

    • Iolanda Oliveira, acione a Defensoria Pública ou o Ministério Público, são serviços prestados aos cidadãos sem nenhum custo. E lembre-se também, quem são os governantes atuais e seus partidos, pois nada fizeram pela saúde.

  • Valdecia Pedro da Silva disse:

    Estou esperando mim chama,para bater uma ressonância magnética da lonba,ja faz 7 mês para mim operar só dependo dessa ressonancia magnética,estou aqui sem poder trabalhar.

    • Valdecia Pedro da Silva, veja a resposta da senhora Iolanda Oliveira. Aplica-se a seu caso.

    • Malvads disse:

      E vc deveria ter mais sensibilidade qndo fosse dar pitaco num assunto o dr A e B eram participantes, e pelo q li,vc n havia sido solicitado à externar sua opinião. Vc n é sincero… Vc é entrão!

  • Maria Helena Chaves disse:

    Me chamo Maria Helena e preciso fazer uma ressonância magnética do ombro direito.
    Não consigo fazer o exame em máquina fechada e devido a outros problemas de saúde não gostaria de fazer sedada, descobri que o SUS tem convênio com a Clínica Guanabara que realiza o exame em máquina aberta mas a clínica da família Heitor dos Prazeres aqui no meu Bairro na Penha Circular se recusa a fazer o pedido pelo SISREG

  • Ivaldo disse:

    Ivan Rodrigues Bom dia! Possuo o cartão do SUS fui no HRAN e me pediram o cartão do ses, não sei como proceder para adquirir esse cartão do ses.
    Obrigada

  • Marco António Gomes arias disse:

    Boa tarde será que é difícil conseguir ima cirurgia de catarata

  • Amanda Pereira Rodrigues disse:

    Boa tarde, Ivan. Tenho uma dúvida sobre remarcação de consulta após a consulta no SUS. Eu consultei no COE (Centro Odontológico Especializado) aqui da minha cidade, onde usam meu num. do SUS e quando a consulta acabou não deixaram eu remarcar de novo, sendo que estou em tratamento. Falaram para eu voltar no outro dia as 7h da manhã e pegar ficha. Está correto? Eu já fiz tratamentos em outros lugares públicos e isso nunca acontece.

    • Amanda Pereira Rodrigues, estão completamente errados! Não existe meio tratamento. Recomendo que procure o diretor ou chefe da unidade, que tem mais que a obrigação em atende-lá prontamente e relate o caso. Se o mesmo disser que este é o protocolo correto, diga que irá denunciar o caso ao ministério Público e a Defensoria.

  • Karla disse:

    Olá boa tarde, tenho cálculos bilaterais e preciso de uma cirurgia que segundo o médico é considerada de urgência. Tenho o cartão do SUS. Fui no posto de saúde da minha cidade na regulação com um encaminhamento da médica, me disseram que iam me ligar para uma consulta, mas já tem quase 2 meses que nada aconteceu. Se eu for no hospital de base direto, será que consigo uma consulta e depois uma cirurgia????

  • Lucia Pereira disse:

    Boa noite ! Minha nora esta correndo com meu neto já a dois meses a procura de atendimento,o menino machucou o dedo em uma gaveta,foi tirado o Rxnão teve fratura ,mais de la pra ca o dedinho s inchou muito e esta muito duro,voltou na Clinica da Familia aqui em Inhauma onde a medica mandou colocar papa de farinha morna,não gostei ,pedi que ela fosse ao HSF,onde a Doutora encaminhou imediatamente pra cirurgia infantil no hospital JESUSonde foi muito mal atendido e reencaminhado a maldida clinica da familia aquela da papa de farinha pra que seja inscrita no tal sisreg me ajude pelo amor de deus to vendo que o menino vai perder a falange do dedo e ele só tem 2 anos

  • Danielli saboru disse:

    Fui na ame a recepicionista me falou que para ir pra ginecologista precisa de encaminhamento medico e verdade?

  • antonia disse:

    boa noite Ivan me chamo Antonia moro no rio não sei mais o q fazer pois to precisando de uma consulta de ortopedista urgente já fiz o pedido na clinica da familia aqui na penha a mais de 3 meses e depois de varia tentativa hoje a Administração da clinica me informou q minha consulta foi negada não sei mais o q fazer pois não consigo se quer sentar deita por conta das dores constante no pescoço e cabeça pois o medico me informou q era artrose como pode o sus me negar uma consulta gostaria de saber o q devo fazer nessa caso? obrigada.

  • BOM DIA PRECISO URGENTE DE UM RX PERIAPICAL COMPLETO GUANDO VAI ESTA MARCANDO OBRIGADO LUZIMAR

  • Neli Silva disse:

    Há tratamento de ceratocone em hospitais públicos, no Hospital de Base por exemplo?

  • Jorge disse:

    Olá doutor. A minha mãe fez uma cirurgia de retirada de um tumor no intestino. Em salvador Bahia .tem 40 dias está se recuperando bem . Mas usa uma bolsa de colostomia.so que a quimioterapia vai ser feita em Itabuna por que a cidade que ela mora não tem convênios com Salvador. Moro em Luziânia Goiás . Estou pesando em levar ela para fazer a quimioterapia aí em Brasília. Oque o senhor. Mim indica levo ou não. Pois acho que aí terei mas tempo para cuidar dela. Do que os meus irmãos lá na cidade onde ela está.

    • Ana, venha para Brasília tratar sua mãe, o SUS é universal. Procure uma assistente social na Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social para conseguir um acolhimento para sua mãe enquanto durar o tratamento. Tel: (61) 3348-3510

  • Ana disse:

    Ola me chamo ana catarina gostaria de sabe como faço pra consegui um exame teste ergométrico pelo SUS preciso fazer urgente

  • Carolina santos disse:

    Bom dia Dr. gostaria de saber como me inscrever na lista de cirurgias estéticas! Já fiz uma redução mamária a 7 anos atras e vou precisar fazer uma cirurgia de correção! Mas gostaria de fazer pelo sus! Vi muita gente conseguindo cirurgias estéticas, até colocação de próteses! Grata. Carolina

    • Veja abaixo as 06 principais plásticas reparadoras gratuitas que o Sistema Único de Saúde oferece:

      1. Cirurgia de fenda palatina gratuita pelo SUS
      É um problema genético que causa uma deformação na região da boca e no nariz da pessoa.

      2. Cirurgia de lábio leporino gratuita pelo SUS
      Este caso se parece com o da fenda palatina e pode atingir até os dentes e a gengiva.

      3. Cirurgia de mudança de sexo gratuita pelo SUS
      Feita em mulheres que não se identificam com o corpo que têm. Nesse caso, a cirurgia modifica os órgãos genitais e os seios.

      4. Cirurgia de orelhas de abano gratuita feita pelo SUS
      Indicada para quem nasce com as orelhas muito afastadas do rosto e gostaria de mudar a aparência.

      5. Cirurgia de gigantomastia gratuita pelo SUS
      É o nome dado para o caso de mulheres que têm os seios muito grandes, também conhecida como cirurgia de redução da mama. A cirurgia de redução evita problemas na coluna por causa do excesso de peso dos seios.

      “A cirurgia só pode ser feita quando a paciente passa por uma consulta com um médico ortopedista que avalia se a saúde dela está prejudicada pelo tamanho dos seios”, explica o médico Carlos Alberto Komatsu, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

      6. Cirurgia de silicone mamário gratuita pelo SUS
      Cirurgia feita apenas em mulheres que retiraram o seio ou parte dele por causa do câncer de mama.

      Se a cirurgia for tranquila e a paciente estiver em condições para passar por um novo procedimento, o implante será feito logo após a retirada do tumor nos seios. É a nova regra do projeto de lei aprovado em 28 de abril de 2013.

      Mas existem outros tipos de operações menos conhecidas e que também têm acesso gratuito garantido pelo governo.

      Cirurgia de redução de estômago (bariátrica) no SUS

      Cirurgia de laqueadura e vasectomia no SUS

      Cirurgia de catarata no SUS

      Cirurgia de hiperidrose no SUS (suor excessivo)

      Cirurgia plástica reparadora no SUS

      Como conseguir atendimento particular
      O atendimento do SUS varia muito de cidade para cidade e nem todos os tipos de cirurgia são cobertos. Por isso, muitas pessoas tem optado procurar atendimento particular. Nesse caso existem duas opções: fazer um empréstimo ou fazer um consórcio de cirurgia plástica.

      No caso do empréstimo existem várias linhas de crédito possíveis. É possível pegar um empréstimo pessoal no banco que você tem conta – mas os juros costumam ser altos.

      Já no consórcio a pessoa paga parcelas mensais e, quando contemplada, recebe uma carta de crédito para pagar a cirurgia numa clínica ou hospital particular. O interessante é que a pessoa pode escolher qualquer clínica que esteja dentro do valor.

      Como fazer a cirurgia plástica reparadora
      Como são muitos os motivos que podem levar uma pessoa a procurar uma plástica reparadora, cada caso é tratado de uma forma diferente. Por isso, converse com o seu médico para saber se a sua cirurgia será aprovada pelo SUS.

      Como solicitar uma cirurgia no SUS
      Quando você é diagnosticado com alguma doença e precisa de cirurgia, tanto o médico do seu plano de saúde quanto um da rede pública podem encaminhar o pedido ao SUS. Para que essa solicitação seja aprovada, o seu caso deve se encaixar nas regras de cada tipo de operação. Se der tudo certo, você entrará em uma fila de espera e será encaminhado a um hospital público.

      Se os hospitais da sua cidade não oferecem a cirurgia que você precisa, a prefeitura deve encaminhar o seu caso para a cidade mais próxima que faça tal procedimento. É o seu direito.

      Como conseguir atendimento particular
      O atendimento do SUS varia muito de cidade para cidade e nem todos os tipos de cirurgia são cobertos. Por isso, muitas pessoas tem optado procurar atendimento particular. Nesse caso existem duas opções: fazer um empréstimo ou fazer um consórcio de cirurgia plástica.

      No caso do empréstimo existem várias linhas de crédito possíveis. É possível pegar um empréstimo pessoal no banco que você tem conta – mas os juros costumam ser altos.

      Já no consórcio a pessoa paga parcelas mensais e, quando contemplada, recebe uma carta de crédito para pagar a cirurgia numa clínica ou hospital particular. O interessante é que a pessoa pode escolher qualquer clínica que esteja dentro do valor.

      Posso fazer um cirurgia no hospital particular e mandar a conta para o governo? Não! Existiram casos assim, você pode procurar o hospital mais próximo, em caso de urgência, urgentíssima, e se o hospital particular for o em questão, não poderá negar atendimento segundo a Lei 3331/2012. Esse tipo de prática pode ser enquadrada como omissão de socorro ou negligência, mas não há referência expressa quanto ao não atendimento urgente de saúde.

      cabe ao Estado assegurar sua efetivação, intervindo não apenas para garantir os serviços públicos necessários à sua concretização, mas também para afastar qualquer forma de agressão.

      A exigência de cheque-caução, nota promissória ou qualquer garantia, bem como o preenchimento prévio de formulários administrativos como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial afronta diretamente esses direitos e garantias.

  • Suzana Sales disse:

    boa tarde, Sr. Ivan Rodrigues.

    Por gentileza, gostaria de saber como faço para conseguir consulta com mastologista do HUB, pois realizei alguns exames de prevenção como mamografia e ultrassonografia 03/10/2016 que o ginecologista do posto do riacho fundo II solicitou , e neste exame constou nódulos na mama direita, estou muito preocupada e angustiada com essa situação não tenho como pagar consultas particulares para pode me cuidar, moro no Riacho Fundo II, já agendei consulta no posto de saúde para o final de outubro, estou desesperada pois temo se demorar agravar minha situação, com fé em Deus não, o que eu faço?
    Tenho 47 anos 3 filhos, por favor! Me oriente como devo proceder.

    O meu exame deu grau 3 BI-RADS, URGENTE!
    61 – 99635-6389

  • Laura disse:

    Boa tarde.
    Meu esposo tem um problema na valvula mitral que necessita de cirugia.
    Ele passou mal e o levei ao pronto atendimento onde me deram uma guia para marcar consulta com cardiologista.
    Hoje fui no Posto de saúde próximo de casa e o processo de marcação é o seguinte.
    Deixei a guia la que será encaminhada para uma central que qdo tiver vaga marcara e retornará para o posto. Só então o posto irá me ligar para eu pegar a guia com o endereço do local a ser atendida.
    Ou seja estou no escuro e sem rumo. Nao se tem ne previsão do tempo que isso irá acontecer. (retorno da guia)
    Isso é correto?

  • Parece ser facil né!mas não é naô.
    Va disfarçado tentar marcar uma consulta e sabera como realmente funciona
    muito triste isso para nos que não podemos pagar todas as consultas que precisamos

  • Meu irmão é cardiopata a duas semanas está com muita falta de ar já foi aviários hospitais . O caso dele e de colocar um marca-passo o coração está frago só com 36% o que faço me ajude por favor.

  • Casdia disse:

    Boa noite, tenho 69,900 e 1,56 se altura. Como faço para fazer uma abdominoplastia, pois fiz uma Cesária há 4 anos e fiquei com sobra de pele.

    Obrigada.

  • Verônica Bandeira disse:

    Boa noite, minha mãe foi diagnosticada com cancer no intestino baixo, que se espalhou para a bexiga causando uma fístula e encostou no utero. Está com 48 kls, sendo que seu peso normal é 69 kls. Ficou no PRONTO SOCORRO do HRAN 30 dias, teve alta hoje. E está com uma consulta marcada com o oncologista no HBDF segunda – feira. Devo me tranquilizar com este passo tomado? Ou devo de antemão pedir liminar na justiça garantindo a cirurgia de urgência e medicamentos radioquiometrápicos? Agradeço sua boa vontade em atender a comunidade

  • Daniele disse:

    Boa noite,meu filho tem 5 anos, presciso urgente de uma consulta com gastroenterologista, como faço p conseguir??

  • Nadia Silva Huguenin disse:

    Fui a um Hematologista particular. Fiz uma ultra e estou com 5 linfonodos aumentados. Ele me indicou um cirurgião p fazer a biópsia… só q é muito cara. O que eu devo fazer para conseguir pelo sus e o sisreg?

    • Nadia Silva procure a Defensoria Pública o quanto antes.

      • Monique disse:

        estou com um nódulo de 12×06 mm e uma secreção com cor amarelada tipo pus estou com minha guia do sisreg e uns numero atras que acredito ser o protocolo mais não sei com visualizar isso como ver se estou realmente na fila pois esta demorando muito

        • Monique, a fila para atendimento no SUS é algo ultra-secreto, nenhum governo sério ou não, quer dar publicidade a tal da lista de espera. Se quisermos ter conhecimento dela (lista), devemos procurar o Ministério Público ou a Defensoria Pública. Para se ter ideia do descontrole, muitos residentes de medicina, na especialidade de cirurgia plastica, estão operando familiares, amigos, amantes… na modalidade de – cirurgia cosmética – tirando o direito de quem realmente espera por uma cirurgia séria. Essa farra ocorrer em todos os estados da federal com anuência de muitos gestores de unidades.

  • Fernanda disse:

    Ola, um medico particular pediu para ser feito um exame de biopsia no pulmao do meu pai, eu gostaria de saber se e possivel fazer esse exame pelo SUS (usando o encaminhamento da medica particular). Obrigada.

  • Dr. Boa noite, estou cadastrado no sisreg,há 10 meses,a 1vez a médica me cadastrou errado, não descriminou a cirurgia pois bem a outra médica fez novamente, o cadastro, até agora nada. mas fui chamado no hospital do Fundão 2 vezes,uma ñ tinha leito a outra faltou luz,disseram que eu ter prioridade,eles estão fazendo cirurgia, mas a minha até agora nada. obs. há 10 meses.

    • JAIME XIMENES isto é muita incompetência ou malandragem de quem lhe cadastrou errado. Se é que me entende! Procure a Defensoria Pública e relate o caso ou Ministério Público.

  • Karlla aguiar disse:

    Meu pai foi diagnosticado com câncer de próstata, com indicação de rádioterapia, ele é idoso, com agravantes cardiológico, neurológico e psiquiátricos, tô perdida sem saber onde procurar acompanhamento e a rádioterapia pois foi diagnosticado pelo hospital universitário do DF . E a fila de espera é de até 3 anos de espera . O que eu faço? Onde procuro ajuda?

  • Maxwell disse:

    Preciso bater uma ressonância do meu joelho,quais os procedimentos q tenho q fazer pra conseguir isso pelo SUS?

    • Maxwell, primeiramente ter um encaminhamento do médico para fazer o procedimento pelo SUS. Caso já o tenha, a unidade onde você foi consultado deva ter o incluído na fila de espera que é bem longa. Qual é a sua cidade?

  • Rayane disse:

    Olá, fui a uma clinica partícula pelo sindicato dos servidores municipais. Peguei um encaminhamento para fazer uma Ultrassonografia, fui ao Hospital de Clinicas e não marcaram esse exame por alegarem que não é pemitido por eu está vindo do particular. Isso pode acontecer????

  • Luciana Marinho do Prado disse:

    Boa noite, doutor. O meu sogro, caiu de uma escada e teve fratura no calcanhar direito, fez tomografia e segundo os médicos ele necessita de uma cirurgia para reconstrução . Ele mora em Ubauna, interior do Ceará, tem mais de 60 anos, idoso, hipertenso e diabético tipo 2. Faz 30 dias que ocorreu o trauma e está com o pé mobilizado, aguardando uma consulta de um cirurgião com especialidade em pé. Estamos muito preocupados, pois alem das complicações da fratura, tem a distância que dificulta. Estou pesando em trazer ele para ser consultado por um especialista e posteriormente fazer a cirurgia aqui em Brasília. Oque o senhor indicaria? Trago ou não. Pois acho que aqui vou poder acompanhar de perto e ajudar no que for preciso.. Do que a minha sogra na cidade onde eles estão. Por favor, me ajude!

    • Luciana Marinho, como conselho que posso te dar é fazer o tratamento na cidade do Ceará. Vim para Brasília fazer este tratamento é ilusão, são mais de (4.000 mil) na fila esperando por uma cirurgia ortopédica no DF.

  • Ana Karolina disse:

    Boa tarde.
    Tenho 18 anos, tenho um filho de 6 mêses.
    Tomei anticoncepcional injetável, para não ter mais filhos, pois estou gravida denovo, mesmo ter tomado anticoncepcional.
    Vi so site que na clinica Saúde e Direitos Sociais efetua aborto.
    Como faço ??
    E particular ou pelo SUS.
    Sem críticas por favor
    Quero ajuda.

  • TENHO UMA DUVIDA UM POSTO DE SAÚDE PODE RECUSAR UM ENCAMINHAMENTO DE DE UM CLINICO GERAL PARTICULAR E POR QUE?

    • A Constituição diz que a assistência à saúde é universal. Os convênios de saúde são um complemento. Se o usuário entende que o SUS não cobre sua necessidade, ele paga para usufruir de algo à parte. Mas esse usuário, que contribui com tributos, também têm direito à saúde pública. O Posto de Saúde não pode recursar o encaminhamento de um médico particular para que se proceda a marcação da consulta. Pode até haver a troca do pedido pelo público, mas jamais recursar o encaminhamento. Como se a saúde pública estivesse plenamente em sua resolutividade nas demandas de seus usuários. Desculpe-nos a demora. São centenas de emails diários. Abs

  • David disse:

    Bom dia, fiz uma retirada de uma pinta na perna esquerda e foi feitio biópsia e foi constatado Melanoma, o dermatologista pediu pra que eu agora me consultasse com um Oncologista pra poder verificar se não houve metástases, esses procedimentos foram feitos em uma clínica particular. Eu gostaria de saber como faço pra conseguir essa consulta com Oncologista no Hospital de Base na rede pública, pois não tenho mais condições de pagar particular. Não tenho o cartão do SUS ainda, Como faço pra conseguir essa consulta com Oncologia , tenho encaminhamento desse médico particular. Aguardo sua resposta encarecidamente.

    Obrigado!

    • David, primeiro passo é fazer o cartão do SUS. Após, o setor onde provavelmente fizer o cartão irá colocar seu nome em uma fila de espera em agendamento no sistema. Dependendo da cidade há algumas mudanças básicas na forma de agendamento. Você nos escrevi de qual cidade?

  • Maria das dores Ferreira disse:

    Estou precisando de uma consulta com um angiologista, pelo sus. Seria possível? Acho que estou com tromboflebite. Tenho muitas varizes, mais até então sem gravidade . Agora em uma parte da perna (interior) próximo ao tornozelo, as veias estão alteradas, parece uns coágulos, à área muito dolorida, e uma impressão de queimacão. Por gentileza! Antecipadamente, muito obrigada

  • Maria das dores Ferreira disse:

    Eu moro em Brasília, na asa sul.

  • eliane disse:

    Boa tarde. Moro em São Pedro da Aldeia (RJ) e já estou a mais de 1 ano tentando agendar uma consulta no SUS com médico oftalmologista, pois estou com catarata na vista esquerda (para confirmar isso tive que ir a um médico particular, já que estou perdendo a visão e não conseguia na rede pública). Consegui encaminhamento no Posto de Saúde perto de casa, mas não consigo agendar, pois a cada vez que tento a Policlínica muda todo o sistema de agendamento. Em novembro até consegui agendar e 2 dias antes recebi 2 SMS da Prefeitura confirmando e no dia marcado quando cheguei a recepcionista me disse que o médico não estava mais atendendo e que não sabia dizer nada sobre o SMS de confirmação e que eu teria de reagendar, Voltei ontem e ao chegar e entrar na fila de umas 500 pessoas ou mais ( são pessoas de outras cidades também, pois os hospitais aqui na região dos Lagos estão quase todos fechados), veio uma funcionária da Policlínica avisar que acabaram as vagas (são 35 !! ). E assim terei que retornar na próxima semana para tentar novamente…Já não sei mais o que fazer, pois estou quase cega dessa vista e estou nessa tentativa desde o início de 2015. Devo ir à Defensoria Pública ?o que faço? P.S. já escrevi até para o Hospital da Gamboa no Rio, mas para ser atendida pelo SUS devo ter encaminhamento do município do Rio, assim que por morar aqui onde moro não vou conseguir. Obrigada pela atenção.

  • Fernanda disse:

    Bom dia, gostaria de saber se quando a unidade básica faz o encaminhamento eu posso sugerir o hospital especializado de minha preferência?!

  • Jamili disse:

    Tô à procura de um reumatologista, pois tenho fibromialgia e ainda ñ consegui, já fui em algumas instituições médicas e nada, no posto do meu bairro tbm ñ consegui. Nunca tá marcando reumatologista nem oftalmologista. Aff

  • Emanuel disse:

    Opa ,hoje recebi uma ligação do posto de saúde para ir amanha agendar o proctologia,tenho o cartão do SUS mais perdi a guia que a medica me deu e tenho que ir no posto de saúde amanhã, o que acontece como perdi a guia que a médica me deu?

  • Leila melo disse:

    Bom dia a 5 dias o meu esposo sofreu uma distensão na na panturrilha vamos HRT e o médico disse que precisava de uma ressonância nos não temos condições de fazer uma particular como ele é alérgico a dipirona relaxante muscular então fica um pouco complicado quando foi agora o pé dele começou a escurecer e ele sentindo uma fisgada subindo para coxa, tentamos o hospital de base não atendeu pois só atende caso acontecido no mesmo dia que eu posso fazer ? Não sei nem por onde começar

  • Jessica disse:

    Ola ivan seria possivel conseguir uma rinoplastia?

  • Fabiola disse:

    Perdia minha guia da consulta com o especialista . Posso passar na consulta assim mesmo?

  • Ramon Rocha disse:

    Prezado Dr. Ivan,

    Moro em Belo Horizonte e minha mãe mora no interior de Minas, ela tem plano de saúde e um médico pediu um exame, cineangiocoronariografia, que não é feito na cidade onde ela mora e não é coberto pelo plano, de vez em quando ela faz alguns exames pelo SUS também, ou seja, já tem cartão nacional de saúde. É possível que ela venha fazer o exame pelo SUS em BH? Como devo proceder? Agradeço antecipadamente,

    • Ramon Rocha, judicializando a saúde. Como? Procurando a Defensoria Pública e ou Ministério Público. O Plano de Saúde de sua mãe também é passivo de mesma situação. Neste caso, é preciso levar o contrato para análise de um advogado.

  • Jéssica Beckmann disse:

    ola´
    quando eu era criança quebrei o femur e por causa de um erro medico desenvolvi osteonecrose femoral, até os 14 anos tive consultas com um ortopedista pediatrico, porem ele me encaminhou para um ortoedista de adultos e hoje com 18 anos ainda nao fui chamada para esta consulta nao sei mais o que fazer tenho dores consatantes e nao tenho condiçoes de procurar um especialista em carater paricular pois nao tenho condiçoes de pagar quando falo com a assistencia de meu municipio eles dizem que eu devo aguardar mas ja faz 4 nos isso
    por favor nao sei mais o que fazer alguem pode me indicar um caminho para que possa fazer eles me atenderem

  • wellington disse:

    Olá poderia me tira uma dúvida marquei uma consulta de proquetologista pelo sus do estado do Espírito Santo faz 7 meses e até agora nada sempre ligo pro posto de saúde e falão que ñ foi marcado que assim que marca vão me ligar tenho que esperar ou posso fazer alguma coisa pra apressar porque já tem tempo que marquei ??

    • Caro Wellington, eles estão esperando você morrer para te ligar. Sempre há algo a fazer, “Saúde Direito de Todos e Dever do Estado”. Está no imperativo: “…Dever do Estado”. Se ele não cumpri com seu “Dever” devemos acionar a justiça. Como? Ministério Público ou Defensoria Pública. Lembre-se, não reeleja ninguém!

  • rafaela disse:

    ola.estou com serio problema meu marido passou no hopital com dor no peito e com o coracao disparado,passamoos no hospital publico e o medico disse q precisa fazer um exame de cardiologia.porem estamos sem dinheiro pra pagar pra fazer exame,ja levamos no posto a guia e elas disseram q demora muito e realmente demoro muito ele tinha um exame pra fazer ultrasson pra fazer e ate hoje nada dois meses se passaram.o q eu posso ta fazendo?tem algum lugar orgao publico q posso recorrer pra tentar levar essas guia pra fazer esses exames com mais pressa.me ajudem por favor.

    • Rafael, realmente uma vergonha de país! Lembre-se disso, caso ainda queira exercer seu direito de voto. Procure o Ministério Público e ou a Defensoria Pública do seu estado.

  • Nathany Francisco Pereira disse:

    Bom dia , ganhei um encaminhamento do chefe cirurgião para fazer uma pequena cirurgia ninfoplastia , o doutor me deu um papel para mim fazer a abertura do prontuário , tive q passa por uma outra sala , no qual tinha uma moça a autorizava para mim fazer a aberto sendo q essa moca escreveu no papel , (regulação municipal) , ou seja sisreg, sendo q meu nome já esta no sistema do sisreg mais esta encaminhada para outro hospital e outro tipo de cirurgia, como eu faço para conseguir uma autorização para mim conseguir fazer essa abertura de prontuário ? Moro no rio de janeiro

    • Nathany Francisco Pereira, como seu nome já está no SISREG, solicite ao diretor da unidade que você está a consultar, a correção e abertura do prontuário. É obrigação da unidade procedê-lo.
      Lembre-se, gentileza gera gentileza.

  • Marcela disse:

    Boa tarde meu filho tem 12 anos e foi diagnosticado com uma doença nas vistas chamada ceratocone medico disse que ele tá enchergando 10/ e deu o encaminhamento pra fazer uma avaliação pra transplante de cornia mas não consegui a consulta ainda tô muito preocupadas porque agora logo volta as aulas tenho medo de interferir no estudo dele e sou pobre não tenho condição de pagar um transplante será que vou conseguir pelo SUS será que é normal a demora mesmo

  • Jéssica disse:

    Olá Ivan tudo bem? Com essa nova ideia do corujão para acabar com as filas do sus se eu nao puder comparecer a uma consulta ou exame durante a madrugada eu vou pro fim da fila? Eu tenho a opcao de esperar para fazer o exame num outro horario ou quando aparece o horarik e aquele e pronto?

  • Raisa disse:

    Olá bom dia!! Está tendo dermatologista no hospital de base?

  • Andreza Regis disse:

    Eu moro em Luziânia, mas trabalho na Asa Sul. Posso fazer o cartão do SUS aqui em Brasília? Estou com alguns sintomas que parecem ser de hipertireoidismo. Será que consigo um endócrino e, se sim, seria muito demorado?

  • Valéria Cristina Abreu disse:

    Bom dia! Preciso muito dá sua ajuda. Passei pela consulta no posto de saúde, fiz TDS os exames q me passaram,inclusive fiz alguns particulares para acelerar o processo…Já q meus resultados não foram tão bons. Fui diagnosticada com carcinoma.De células escamosas pouco diferenciadas. O médico me encaminhou para oncologista e fiz a inscrição no sisreg. Fizeram um rolo no meio do caminho q acabar me encaminhando para o cirurgião geral em Bonsucesso. Passando pelo cirurgião no dia marcado,fui informada pelo próprio cirurgião q fui encaminhada errada pra ele,pois apóse examinar e ver meus exames,pediu q eu procurasse o porto com encaminhamento dele e me inscrever no sisreg novamente pois em Bonsucesso não estão atendendo mais pacientes com carcinoma por falta de vagas.
    Voltei ao posto triste por saber q terei q esperar novamente por um erro do sistema. O q devo fazer para acelerar meu processo. Pois tenho q começar quimioterapia é radioterapia o mais rápido possível. Já me inscrevi novamente,agora estou aguardando apreensiva. Me ajude por favor!

    • Entrou em vigor, em 20/05/2013, a lei que garante prioridade de atendimento no Sistema Único de Saúde para pacientes com câncer. O texto estabelece prazo máximo de 60 dias, contados do diagnóstico, para o início do tratamento de pacientes com câncer pelo SUS. O prazo máximo vale para que o paciente passe por uma cirurgia ou inicie sessões de quimioterapia ou radioterapia, conforme prescrição médica.

      A lei também prevê o acesso gratuito e privilegiado a analgésicos derivados do ópio para os portadores de câncer que estejam sofrendo com dores. Estabelece ainda a obrigatoriedade de os estados elaborarem planos regionais de instalação de serviços especializados em oncologia, de forma que áreas não contempladas passem a ter acesso a esses serviços. O deputado João Ananias, do PCdoB do Ceará, se mostra preocupado com esse ponto da lei.

      Sonora: “Há uma desregulação entre oferta de serviços na área oncológica, na área do tratamento do câncer, e a demanda por parte dos pacientes. Então, para eu garantir em 60 dias atender toda a demanda, como manda a lei, eu preciso estruturar mais a oferta dos serviços.”

      Já a deputada Flávia Morais, do PDT de Goiás, afirma que o SUS tem condições de cumprir a nova legislação.

      Sonora: “Nós discutimos muito com o ministério da Saúde. Segundo eles, o SUS tem capacidade de oferecer, de cobrir a demanda, e eu tenho certeza que o cumprimento dessa lei será viável e um grande benefício para as pessoas que têm o câncer e estão aí, muitas vezes, seis meses, um ano na fila de espera para conseguir um procedimento desses.”

      Para ajudar estados e municípios a gerenciar a fila de espera e acelerar o atendimento, o Ministério da Saúde criou o Sistema de Informação do Câncer. Trata-se de um software, disponível gratuitamente para as secretarias de saúde, que vai reunir o histórico dos pacientes e do tratamento, possibilitando acompanhar o panorama da doença.

      A partir de agosto, todos os registros de novos casos de câncer terão de ser feitos por esse sistema. Estados e municípios que não implantarem o Siscan até o fim do ano terão suspensos os repasses feitos pelo ministério para atendimento oncológico. O Instituto Nacional do Câncer estima que surgirão mais de 500 mil novos casos de câncer no Brasil este ano.

      De Brasília, Marise Lugullo

      Procure a Defensoria Pública ou Ministério Público de sua cidade levando toda a documentação.

  • cristiane ramalho disse:

    Queria saber como marcar um urologista pra minha filha. ela teve uma crise e foi no UPA do Bandeirante, foi feito exame de sangue e urina onde não constou alteração. Foi feito uma ecografia (particular) dos rins e sistema urinário e consta alteração no tamanho do rim esquerdo, não conseguiu ver se tem calculo ou não. somente uma tomografia pra ter certeza.

  • Elizete sousa disse:

    Oi…quero saber qual a média de tempo leva pra ser agendado pro reumatologista pelo sus aqui no df

  • Dilma Santana disse:

    Boa noite Ivan!

    Necessito passar minha mãe no hematologista com urgência de acordo com a solicitação do médico (SUS)
    O problema é a demora em conseguir agendar, o próprio posto de saúde e quem marca.
    Minha mãe está com anemia crônica.

    Como posso conseguir uma consulta com esse especialista pelo SUS com urgência?

    Att
    Dilma Santana

  • Adriano silva disse:

    Boa noite!

    O posto de saúde que fica a 800 metros da casa dos meus pais, que são idosos e a clínica da família sendo construída a 1800 metros estão se recusando a fazer o atendimento dizendo que eles não estão incluídos no mapeamento do bairro sendo eles moradores do bairro a mais de 60 anos, quando ligou pra secretaria de saúde pra saber o porque a não inclusão! Foi mandado se virar e procurar um posto que fica a uns 15 km pra tentar atendimento e em outro bairro!

    Como devo proceder pra brigar pelo direito de atendimento próxima a sua residência

  • Larissa Martins disse:

    Boa tarde, tenho um pedido para marcar uma consulta com o neurologia e um exame que chama eletroneuromiografia e a moça do postinho disse que só marca no hospital de base. Eu preciso ter o cartão do hospital? Onde faço? e que dias e horários são marcados? Desde já agradeço.

  • jonatas disse:

    Bem quero saber Dr. Como faço pra obter uma cirurgia de Fimose, posso ser atendido pelo SUS e fazer a cirurgia em uma unidade particular? O que o Sr. recomenda. Obrigado 😉

  • Michelle disse:

    Caro Ivan Rodrigues, estou desde o início de 2015 na espera por um exame de ressonância magnética das mamas, fui chamada três vezes para fazer o exame por clinicas particulares( convenio com sus) porém chegando aí resulta segundo eles q meu procedimento não tinha especialidade. E agora na quarta vez devolveram meu pedido com a justificativa de que não se realiza. O que posso fazer é q significa essa justificativa?

  • Paulo disse:

    Bom dia D.r Ivan tudo bem?queria saber de uma resposta sua tenho 28 anos e quero fazer um cartão do SUS pela minha idade eu posso?

  • Rafael disse:

    Olá boa noite.
    Tô com o joelho esquerdo com ligamento cruzado e alça de balde e minisco e arrebentei um tendão . Não consegui nada nos postos de saúde daqui de mesquita . Quem eu devo procurar? . Por que já estou afastado do trabalho e consegui um afastamento de 4 meses para tentar operar .

  • William disse:

    Olá, bom dia! Acabo de solicitar uma consulta com um clínico na cidade de Sorocaba-SP e me informaram que a agenda do ano que vem deve abrir em agosto, e que a desse ano já acabou. Gostaria de saber se isso está correto ou devo recorrer, e se recorrer a quem. Mto obrigado.

  • Flávia Regina disse:

    Olá bom dia Dr.Ivan Rodrigues , meu pai tem 64 anos sofre de hérnia de disco (tem 02), está sentindo fortíssimas dores na perna , mal consegue andar , ontem compareceu a clínica da família de seu bairro para uma consulta com o clínico geral para conseguir um encaminhamento para o ortopedista e poder se tratar de tais problemas , porém o médico se recusou a dar o encaminhamento alegando que não havia necessidade, pois com a tomografia que tem já comprovava o problema dele, porém meu pai não está sendo tratado porque não consegue consulta com o ortopedista o que posso fazer para ajudá-lo?

    • LEI No 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003
      Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências

      Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

      I – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população;

      Art. 4o Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.

      Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

      § 1o A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de:

      I – cadastramento da população idosa em base territorial;

      II – atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios;

      III – unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social;

      IV – atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural;

      V – reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia, para redução das seqüelas decorrentes do agravo da saúde.

      Procure a Promotoria de Justiça no Ministério Público e relate esta situação.

  • Edilso disse:

    Ivan Rodrigues, Boa noite. A 3 anos e meio atrás eu fraturei o osso do escafóide. Mas o médico não viu no raio x, falou que eu poderia ir em bora que era apenas dor sem quebradiças. Blz fui pra casa e agora esse tempo todo esperando sara essa dor que não estou. Resolvi pedi uma ajuda com outro médico, ele me pediu um raio x. Fiz e ele me encaminhou por um ortopedista. Onde eu apresentei o RX antigo e ele me disse que eu estava com o escafóide fraturado daí apresentei o novo RX onde ele confirmou. E por esse erro médico terei que fazer a tal cirurgia onde os riscos são enorme. Tendo um risco de não dar certo. Estou esperando por 2 exames ressonância e tomografia. Quanto tempo você acha que eu devo esperar para que eles marque esses exames? A mulher que me atendeu é muito ignorante não me deu atenção necessária.

  • Oi Boa noite tenho uma menina de 5anos q tem adenoide e gostaria muito de consegui uma consulta pra ela fazer uma cirúrgia ele sofre muito com isso
    61 992665383

  • Leandra disse:

    Boa tarde, estou aguardando um encaminhamento para a reprodução humana a 2 anos e até agora nada, como posso ter informações a respeito? Desde ja agradeço.

  • Guilherme Henrique disse:

    Bom dia, Dr.
    Tenho artrose no quadril – Cabeça do Fêmur da perna direita..
    Pelo que vi, é uma cirurgia bastante delicada e custosa.. Na verdade, bem acima das minhas condições..

    O que o senhor me orienta? Até porque, eu sei que pode piorar, passar de uma perna para a outra, tenho muito receio.. afff Não sei o que fazer, convivo com esta dor desde o Ensino Fundamental..

    🙁

  • Bom dia ….o meu filho tem ceratocone já com diagnóstico Pa transplante de córneas como faço pra entra na lista pois ele tem 15 anos e já não está vendo quase nada ….20% somente em casa olho…me ajude por favor

  • Michelli disse:

    Olá, bom dia!

    Preciso muito de fazer uma cirurgia de redução de mama, sempre foram grandes e sempre me causaram dores nas costas, nos ombros, pescoço, porém depois que tive meu bebe piorou muito. Preciso da cirurgia, mas dizem que demora muito, ouvi falar dos hospitais universitário, você sabe se por eles a cirurgia seria mais rápida ? e como consigo me inscrever no Sisreg, pq me disseram que agora é com isso que ele me encaminharam para as clínicas.

  • Marcia Moura disse:

    Bom dia Dr
    Por favor me ajude
    minha mãe tem 62 anos é diabética tem glaucoma tá com problema no coração e já está cega de um olho e quase já perdendo a visão do outro olho.
    Estou tentando a um ano pra fazer um procedimento que chama Panfotocoagulacao que é um tratamento de 5 sessões mas nao consigo marcar manda marcar no posto mas nunca está marcando e a atendente do posto já chegou dizer que nem aparece o exame no sistema.. O que posso fazer pois já estou desesperada Pois não consigo marcar e nem ninguém pra informar melhor

  • Odete disse:

    Oi Ivan ,tenho 35 anos tenho o útero miomatoso aumentado de volume com volume 329,0 cm3 espessamento endometrial ,vem ocorrendo episódios de dores pélvica muito forte , a minha médica diz q não tenho indicação pra retirada do útero .Seria isso mesmo ?

  • Maria disse:

    Bom dia,
    Estou na fila de espera do sus a. 4 anos para cirurgia plástica abdominoplastia,já passei no médico o mesmo pediu os exames pré operatório e falou se tivesse tudo ok já iria marca mînha cirurgia,o medica que me atendía se demitiu,entrou outro médico.é assumiu o lugar da mesma. mostrei os exames pra ele,o mesmo olhou meu prontuário olhou os exames pré operatório falou.que estava tudo ok e que os exames era válido por uma ano,eu falei pra ele que a medica tinha pedido os exames e já iria marca a cirurgia, o mesmo pegou. Os exames e falou que eu tënho que esperar e.falou que não tem previsão para ser feita,ou. Seja ele não deu continuidade ao atendimento da medica anterior,que era o correto saí do hospital chorado porque é um sonho pra mim fazer essa cirurgia,tîve minha primeira filha muito cedo com 16 anos hoje tenho 35. 2 filhas ,mais não tenho ânimo pra nada de. Lazer. Tenho vergonha do. Meu corpo barriga flácida e caída,cheia de estrias,pensei que eu ia realizar meu sonho,mais o médico acabou quando me disse aquelas palavras,já abri uma solicitação na ouvidoria geral do SUS, mais ate o momento não tive retorno,por esse motivo vim pedir essa gentileza sua. neste caso preciso da sua orientação por favor!
    Grato Maria

  • Gilmar disse:

    Esta complicado realmente o atendimento e os Planos de Saúde que deveria ser uma válvula de escape esta cada vez menos acessíveis a população Brasileira.

  • Elizeu Caetano Pacifico disse:

    Boa tarde Prezado

    Minha mãe tem 67 anos e teve descolamento de retina a 3 meses, está necessitando de um tratamento com urgência, mas não consegue pela rede pública, e não dispomos de condições de pagar.
    Estamos desde o inicio do ano tentando consulta com um oftalmo da rede pública e, MAIS DIFÍCIL AINDA TENTANDO ASSIM CONSEGUIR A INCLUSÃO NO SISTEMA SISREG para ela ser atendida no Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro.
    É muito díficil se conseguir o encaminhamento pois cada hora nos é apresentado uma dificuldade.
    Estivemos no Cethid do município de Queimados e nos foi dado apenas a guia de referencia a qual fui no municipio do Rio para pegar maiores informações. Conclusão: o papel não serve e o Posto de Saúde não está fazendo a inclusão no Sistema. Já tentamos pelo município de Nova Iguaçú e ainda teremos que passar por uma avaliação do oftalmo (NÃO SEI QUANDO) par então se feito o suposto sisreg.
    Os médicos dizem que a operação deve ser feita o mais rapidamente possível, mas pergunto eu , como ? Só nos é ofeecido a dificuldade, nunca a solução. Depois que a minha mãe ficar cega não adianta mais SUS, SISREG, CLINICA DA FAMÍLIA E POSTO DE SAÚDE. é revoltante. Mas se fosse o familiar de algum político ou pessoa bem influente na sociedade, até pela janela se consegue consulta e exames e até a operação propriamente dita.
    Estou desabafando pois não há quem possa e/ou esteja disposto a ajudar. Hoje temos até que agradecer, que já é uma obrigação, mas me refiro a agradecer pela pessoa nos dizer, nos informar aquilo que ela teria por obrigação fazê-lo.
    E assim como eu há muitas outras pessoas na mesma situação. Meu nome é Elizeu Caetano, sou Assistente de Compras numa Construtora, tenho 47 anos e formação Superior em Logística com pós incompleta em Gestão empresarial. Tudo que consegui foi graças à minha mãe e meu pai. Tenho vontade de chorar pois tenho pelejado para conseguir atendimento para ela, levanto de madrugada para encarar filas para ela e junto com ela. Tem sido sacrificante pois ela tem dificuldade de locomoção mas até agora tem sido em vão.
    Caso tenha alguem que possa me ajudar por favor responda este email, por favor EU IMPLORO, pela minha mãe. Palavras de conforto são boas, mas preciso de solução, solução.
    Caso haja uma boa alma, uma boa semente que possa me ajudar ficarei muito, muito agradecido.

  • Elizeu Caetano Pacifico disse:

    Boa tarde Prezado

    Minha mãe tem 67 anos e teve descolamento de retina a 3 meses, está necessitando de um tratamento com urgência, mas não consegue pela rede pública, e não dispomos de condições de pagar.
    Estamos desde o inicio do ano tentando consulta com um oftalmo da rede pública e, MAIS DIFÍCIL AINDA TENTANDO ASSIM CONSEGUIR A INCLUSÃO NO SISTEMA SISREG para ela ser atendida no Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro.
    É muito díficil se conseguir o encaminhamento pois cada hora nos é apresentado uma dificuldade.
    Estivemos no Cethid do município de Queimados e nos foi dado apenas a guia de referencia a qual fui no municipio do Rio para pegar maiores informações. Conclusão: o papel não serve e o Posto de Saúde não está fazendo a inclusão no Sistema. Já tentamos pelo município de Nova Iguaçú e ainda teremos que passar por uma avaliação do oftalmo (NÃO SEI QUANDO) par então se feito o suposto sisreg.
    Os médicos dizem que a operação deve ser feita o mais rapidamente possível, mas pergunto eu , como ? Só nos é ofeecido a dificuldade, nunca a solução. Depois que a minha mãe ficar cega não adianta mais SUS, SISREG, CLINICA DA FAMÍLIA E POSTO DE SAÚDE. é revoltante. Mas se fosse o familiar de algum político ou pessoa bem influente na sociedade, até pela janela se consegue consulta e exames e até a operação propriamente dita.
    Estou desabafando pois não há quem possa e/ou esteja disposto a ajudar. Hoje temos até que agradecer, que já é uma obrigação, mas me refiro a agradecer pela pessoa nos dizer, nos informar aquilo que ela teria por obrigação fazê-lo.
    E assim como eu há muitas outras pessoas na mesma situação. Meu nome é Elizeu Caetano, sou Assistente de Compras numa Construtora, tenho 47 anos e formação Superior em Logística com pós incompleta em Gestão empresarial. Tudo que consegui foi graças à minha mãe e meu pai. Tenho vontade de chorar pois tenho pelejado para conseguir atendimento para ela, levanto de madrugada para encarar filas para ela e junto com ela. Tem sido sacrificante pois ela tem dificuldade de locomoção mas até agora tem sido em vão.
    Caso tenha alguem que possa me ajudar por favor responda este email, por favor EU IMPLORO, pela minha mãe. Palavras de conforto são boas, mas preciso de solução, solução.
    Caso haja uma boa alma, uma boa semente que possa me ajudar ficarei muito, muito agradecido.

  • Lucas Souza disse:

    Olá, sou de Brasília DF,
    Preciso de orientação.
    Tenho miopia OD – 14,50, OE – 9,25. Ambos os olhos 2,50 astigmatismo.
    O SUS cobre cirurgia para correção neste caso ?
    Como devo proceder ?
    Por favor preciso de ajuda, só uso oculos.

  • Anderson disse:

    Posto de saude pode negar atendimento porque sou de outro bairro?

  • Eliana Maria Carvalho Lucio Ferari disse:

    Boa tarde!! Preciso agendar consulta com endocrinologista infantil para minha filha, moro em Sao Paulo na zona leste, Vila Carrao. Qual o primeiro passo como devo proceder? Obrigada, Eliana

  • andressa rocha disse:

    Olá!! Gostaria se saber se mesmo após algum tempo sem marcar retorno para o hospital no qual fiquei internada, ainda poderei marcar consulta? Meu tratamento ainda não terminou apenas tive que interromper pois estava gravida e estava bem perto do meu BB nascer. Será que ainda posso marcar meu retorno ?

  • Camila disse:

    Bom dia! Preciso de uma ajuda!

    O médico ou hospital da rede pública pode se negar a atender ou realizar exames com guia de médico da rede privada?

  • Thamires fortes disse:

    Bom dia, preciso muito de ajuda, meu pai usa marcapasso ha 12 anos e ontem foi para a uma consulta de revisão, e no eletro acusou q o marcapasso zerou e encaminhou ele para o hospital Miguel Couto no Rj , dizendo q ele precisava se interna para fazer a cirurgia o mais rápido possível, só q chegando lá no Miguel Couto eles disseram q não fazem esse tipo de cirurgia. Estou me sentindo perdida pq não faço ideia para onde levar ele. Sera q podem me ajudar? Desde já obg.

  • Antonio Cavalcante disse:

    Bom Dia,

    IVAN..

    Minha mãe esta na fila do SUS, para atendimento a um cirurgião cardiologista. para uma avaliação da necessidade de cirurgia. pergunta existe algum lugar que possamos ver posição na fila ou algo do tipo?

  • Murilo disse:

    Olá! Tenho 19 anos e gostaria de saber como proceder para agendar uma consulta com dermatologista pelo SUS. Me mudei recentemente para o DF e nunca precisei agendar consultas médicas antes, por isso estou um pouco perdido. Moro na Asa Norte.

  • Wiris disse:

    Oi dr.ivan sou de mt.
    Minha esposa vem sentindo dores atras da costela esquerda,como que eu consigo um raio-x atra
    ves do sus

  • mirlei dias disse:

    ivan moro em aracatuba sp eu tenho direito de ser atendido em qualquer posto de saude que eu quizer em minha cidade ou somente no mais proximo pois pois o mais proximo de minha casa e pessimo

    • Como eu faço para ter acesso ao sistema público de saúde?

      Para ter acesso aos serviços de Atenção Básica (centros de saúde, postos de saúde, unidades de saúde da família, unidades básicas de saúde, CAPS, centros de tratamentos especializados, hospitais entre outros) você deve obter o Cartão Nacional de Saúde. Este permite aos usuários do SUS e os profissionais de saúde receberem um número nacional de identificação. O Cartão Nacional de Saúde pode ser solicitado online, através do Portal do Cidadão.
      Faça uma pesquisa pelo site do SUS/SP e saiba as unidades de atendimento da sua cidade, fugindo do centro e dos bairros mais populosos.
      […tenho direito de ser atendido em qualquer posto de saude] Mirlei Dias, em tese sim, agora, se os serviços de saúde da região de Araçatuba estiverem em rede regionalizada e hierarquizada, terá que seguir a política de maior proximidade de sua residencia. […o mais proximo de minha casa e pessimo], sugiro que faça a comunicação ao conselho de saúde de Araçatuba para que deliberem e promovam as devidas mudanças para o melhoramento dessa unidade.

  • evaneia disse:

    Boa noite porfavor o suplico tenho 23 anos tenho um susto mas mãos necessito ópera tenho anos com dores no punho direito nunca achei vagas tenho anos nao consegui opera

  • Luísa disse:

    Olá Dr, minha sogra tem problema de varizes faz 2 anos que ela tenta entra na fila da cirurgia pelo sus, mas sempre que vai no posto não dão nenhuma resposta pra ela, a perna dela já está preta e com feridas nem se quer consegue coloca o pé no chão, já foi várias vezes no upa e todos os médicos falam que a perna dela está muito perigosa. O que devo fazer?? Pra conseguir coloca o nome dela na lista, pois ela precisa com emergência. Me ajuda?

    • Luísa, qual a sua região/cidade?

      Em breve, será liberado este aplicativo – InfomedApp – em sua localização: (https://www.infomedapp.com.br/). Está implantado apenas em Brasília e região do entorno. Caso queira, já pode baixar em seu celular e assim que for liberado para sua região, será atualizado automaticamente.

  • Bom dia!
    Sr, Ivan resido no Rio de Janeiro tenho 67 anos e sou diabética crônica há 15 anos e no decorrer desse tempo adquiri Catarata e estou cadastrada no Sisreg e tenho meu cartão. já tenho o encaminhamento para a cirurgia de Catarata. Do meu médico do Posto de Saúde SMS RJ- PAM NEWTON BETHLEM onde me trato. Já foi feito o pedido para marcação ou agendamento para uma consulta Oftalmologia para o Hospital de Piedade – RJ e aguardo desde julho de 2016. e no decorrer desse tempo sinto-me cada vez pior a minha visão. É muito ruiim a pessoa não ter condição financeira e e saber com agir numa situação dessas; Dê me por favor uma orientação. Grata

    • Jucinea Barroso Lira de Jesus, vamos conseguir a consulta com o especialista para você no final do mês. Nos retorne no final do mês.

      Em breve, será liberado este aplicativo – InfomedApp – em sua localização: (https://www.infomedapp.com.br/). Está implantado apenas em Brasília e região do entorno. Caso queira, já pode baixar em seu celular e assim que for liberado para sua região, será atualizado automaticamente.

  • Claudiene disse:

    No posto médico do meu bairro as consultas são marcadas para uma enfermeira, caso ela não resolva o problema o paciente é encaminhado paraa médica, isso no caso quando é crianças ate 7anos de idade. Posso exigir que meu filho de 3 anos seja consultado pela médica e não pela enfermeira?

    • Claudiene, o protocolo implantado está de acordo, o enfermeiro é um profissional altamente capacitado.

      Em breve, será liberado este aplicativo – InfomedApp – em sua localização: (https://www.infomedapp.com.br/). Está implantado apenas em Brasília e região do entorno. Caso queira, já pode baixar em seu celular e assim que for liberado para sua região, será atualizado automaticamente.

  • Vilma disse:

    Boa noite Dr.Ivan. Estive lendo algumas dúvidas dos usuários e percebi q muitas pessoas como eu tem encontrado dificuldades p acessar o SUS. Estou ha 7 meses esperando a 1′ consulta no Into p meu filho e ate agora nada. Pois bem, já que temos que depender de uma Central de regulação ineficiente, porque não existe um espaço no site do sisreg direcionado aos usuários p q possam acompanhar a sua solicitação? O servico não seria mais transparente ?

  • Fabio Rogerio de Jesus disse:

    Bom dia, caro Ivan, preciso de sua orientação no que fazer!, passei em consulta com infectologista no Hospital Regional de São José – SC e o mesmo me passou uma guia de encaminhamento para consulta com dermatologista no Hospital Universitário – Florianópolis. Acon façotece que estive no HU para agendar a consulta e fui informado que deveria procurar a unidade de atendimento próximo a minha residência e solicitar. Fui até o postinho e lá fui informado que seria impossível entrar na agenda de consulta do Hospital Universitário e que a marcação é aleatória para as unidades que abrem vaga para consulta médica!
    O que eu faço?! pois já passei por diversos médicos dermatologista e esse indicado para a HU seria um especialista da área, só que não consigo marcar a consulta.

    • Fabio Rogerio de Jesus, todo cidadão tem o direito de marcar sua consulta, isso é fato! Agora, existe uma fila de espera que precisa ser de acompanhamento público e não como é hoje, sem publicização à população. Recomendo que busque o Ministério Público ou a Defensoria de seus estado.

      Em breve, será liberado este aplicativo – InfomedApp – em sua localização: (https://www.infomedapp.com.br/). Está implantado apenas em Brasília e região do entorno. Caso queira, já pode baixar em seu celular e assim que for liberado para sua região, será atualizado automaticamente.

  • scheila disse:

    boa noite.
    não sei oque fazer, estou com dor de cabeça diária há quase 1 ano, já perdi 10 kilos por que não tenho mais qualidade de vida.
    fui no posto o médico me encaminhou para o neurologista e disseram que me ligariam quAndo durgisse vaga, já fui lá e dizem para espera.
    esperar oque?
    eu surtar ou definhar.
    até pagaria uma consulta particular, mas não vou conseguir arcar com exames.
    me auxilie por favor.
    obrigado

    • Scheila, qual o seu local de residência? Neste telefone (61) 3575-4402 encontrará melhor atendimento com rapidez por um preço muito baixo. Seu caso é grave e uma espera prolongada poderá lhe causar grandes e irreversíveis problemas. Fale para o Dr Alan que encontrou ajuda no site #SaúdeDireitosSociais&Inovações.

  • loanne disse:

    Boa noite meu esposo precisa passar por um nefrologista ele ta na de esperar mais quadro dele ta piorando tem alguma forma de acelerar essa consulta ou algum procedimento q possamos fazer

    • loanne, qual é a sua localidade/região/município? Se for em Brasília ou próximo podemos ajudar.

      Em breve, será liberado este aplicativo – InfomedApp – em sua localização: (https://www.infomedapp.com.br/). Está implantado apenas em Brasília e região do entorno. Caso queira, já pode baixar em seu celular e assim que for liberado para sua região, será atualizado automaticamente.

  • Cezar disse:

    Boa noite, Ivan. Tudo bem? Preciso muito de ajuda. Me mudei para Brasília, asa norte, à três meses. Sou estudante da UnB e preciso muito fazer uma consulta com proctologista. Fui ao HUB duas vezes e não consegui a consulta, pois me disseram que tenho que passar em algum postinho/centro de saúde, para assim transferirem/encaminharem meu caso ao HUB. Fui em dois postinhos (SQN 408 e SQN 114), mas todas as informações estão desencontradas. Nestes locais, me disseram que eles não enviam nada ao HUB. Voltei ao HUB, relatei o caso e a atendente do guichê me disse que não podem fazer nada por mim, pois o HUB é federal e atende somente pessoas que residem em alguns locais do DF. Não entendi, pois tenho cartão do SUS e o HUB é FEDERAL. É isso mesmo? Como posso resolver esse caso? Desde já agradeço a atenção.

  • VERIDIANA SILVA disse:

    BOA TARDE JA VAI FAZER 5 MESES EU TO NA ESPERA NEUROLIGIA AMA VILA MEDIEROS NAO ME DAR RESPOSTA COMO FAÇO

    • VERIDIANA SILVA, Telefone: (11) 3726-8591, (11) 2981-5578, (11) 2981-5580

      Comentários:

      Christian Anubis
      uma semana atrás
      Os funcionários se esforçam e de nada tem culpa de um sistema falido pelo nossa atual prefeitura. Fui bem atendido. Porém passei 5 horas para passar apenas na triagem. Para descobrir que se quisesse ser atendido por um médico teria que esperar pelo menos mais 4 horas ali. Pois o local deixou de fazer pronto atendimento de emergência. Parabéns Sr. Prefeito de SP vc está acabando de vez com o sistema já falido de saúde.

      Igor Colaiacovo
      um ano atrás
      Nao atende telefone, nenhum dos 2 numeros. Fui ateh la e sem energia tbm td escuro. Deveria ter gerador ja que se trata de saude.

      Pedro Gasparini
      2 anos atrás-
      Geralmente pensamos no atendimento de saúde público como um caos, mas tanto na UBS quanto no Ama, sempre fui muito bem atendido. Faço meus exames e minhas consultas lá e parei de usar os hospitais/médicos particulares, que eram caros, nunca tinham data para consulta e sempre demoravam horrores no atendimento emergencial.

      Queridinha Simpatia
      3 anos atrás
      ja faz um tempinho, qud passei por la…fui bem atend

  • Jéssica disse:

    Bom Dia!
    Ivan, gostaria de saber como fazer para agendar meu filho pelo SISREG ou como marcar em uma outra unidade esse pedido, ele realiza um tratamento no Menino Jesus RJ e passaram um encaminhamento para o SISREG para ele realizar o tratamento com vacinas. Mas não sei como proceder, não consigo falar com ninguém através do numero 136. Aguardo um retorno obrigada!

  • Ivone Pereira disse:

    Ivone pereira Leite tenho 39 anos moro em Oliveira dos Brejinhos (Bahia).tenho Les(cib n 32.8)descobri em um medico particula .em 2015 .Estava com muita dores nas juntas passando no psf o clinico falava que Naõ era nada ater que um dia fale para ele que eu sabia que tinha alguma coisa e que eu iria a um reumatologista ou nu ortopedista ai ele falou que fosso no reumatologista e foi deu lupus so que. Naõ tenho codicaõ de passar no medico particula mais. Tem um ano que estou sem ir ao medico esperando a secretaria de saude marcar um consulta em Salvado e naõ cosegue vou na secretaria pergunta eles fala que tem que espera eles liga sò que Naõ posso mais espera .Naõ mi sinto bem estou so renovando a receita e tomando o mesmo remedio de quando comercei o tratramento o que devo fazer?tem como agente mesmo marco pelo sus porque pela secretaria naõ consegu?as vezes fico sem tomar os remedios e as dores volta tudo dinovo pesso sua ajuda e desde ja agradeco por por mi ouvi obrigada

    • [http://www.emdefesadasaude.com.br/2017/06/deixa-que-os-secretarios-de-saude-enterrem-seus-mortos/]….Senhor secretário de Saúde do Estado da Bahia SES/BA, Fábio Vilas-Boas, não lhe vem uma sensação ruim de dever não cumprido, quando uma cidadã de seu estado procura ajuda no Distrito Federal para tratar a própria doença?

  • Guilherme Henrique disse:

    Dr Ivan, tenho uma dúvida que não é muito da área mas creio que poderá me ajudar, quero utilizar atendimento odontológico gratuito da ufmg, mas diz no site que “O paciente deve procurar um centro de saúde de Belo Horizonte para ser cadastrado no SISREG e aguardar o agendamento do SUS para realizar o tratamento.” Eu possuo somente um cartão do sus de minha cidade natal Vespasiano, regiao metropolitana, é só eu ia a qualquer centro de saude e cadastrar nesse sisreg ou tem algum centro especifico ? e preciso fazer outro cartão de bh ? obrigado

    • Boa tarde, Guilherme
      #Eu possuo somente um cartão do sus de minha cidade natal Vespasiano, regiao metropolitana, é só eu ia a qualquer centro de saude e cadastrar nesse sisreg
      – Sim! O mais próximo de sua residência. SUS-Sistema Único de Saúde (SUS), tem acesso integral, universal e gratuito para toda a população do Brasil. É um serviço aparentemente gratuito, mas os custos operacionais do (SUS) são financiados pelos impostos e contribuições pagos por nós contribuintes.
      Como pagamos o SUS? Com tributos pagos aos Governos Federal, Estadual e Municipal, como o Imposto de Renda, o ICMS, IPVA, IPI-Exportação, IPTU, ITBI, ISS, entre outros.
      #…e preciso fazer outro cartão de bh?
      – Não. Com um único número de cartão do (SUS), como o meu abaixo, você terá acesso gratuito a consultas, exames, internação, medicamentos…

      SUS

  • Elaine Souza disse:

    Oi meu nome e Elaine bom tenho um filho com dois anos d idade ele tem uma mancha na nádega e agora está nascendo umas feridas na cabeça a mancha cresce confirme seu crescimento e ela cosa edoi muito tenho um guia no posto para o dermatologista​ mas não chama nunca. Como faço pra marcar uma consulta com um especialista sem ser encaminhada pelo posto

    • Elaine Souza, você mora em qual localidade do Brasil? As marcações de consultas com especialistas no SUS são feitas pelos Hospitais Regionais , Centros de Saúde ou equipes do Programa Saúde da Família.

  • solange disse:

    Oi, Ivan, pode me dar algumas dicas? Sou de SP. Então, meu marido está com cancer no osso do quadril, levei ao posto de saude um encaminhamento do meu médico particular para passar com oncologista, juntamente com exames que comprovam o cancer. O caso dele vai precisar de uma cirurgia bem complexa. Burocraticamente, o posto me fez passar num clinico geral, que encaminhou pra um ortopedista, que solicitou encaminhamento urgente para um oncologista, porque o caso era grave. Isso foi no dia 04.05.17, e até agora nada. Já reclamei no sus a nível municipal, e a resposta que tive é que ele está na fila. Enfim, o que posso fazer para agilizar isso? A doença avança rapido, as dores e o estado dele estão piorando… Grata!

    • Solange, muito triste ouvir isso! Ligue para esse telefone 0800 773 1666 do instituto Oncoguia (tem que ser de um fixo a ligação é gratuita), explique toda a situação e eles irão te auxiliar de forma efetiva. Boa sorte.

      Em breve, será liberado este aplicativo – InfomedApp – em sua localização: (https://www.infomedapp.com.br/). Está implantado apenas em Brasília e região do entorno. Caso queira, já pode baixar em seu celular e assim que for liberado para sua região, será atualizado automaticamente.

  • Zenilda Gomes Barreto disse:

    Boa noite Dr.meu marido está com grau coma e catarata ja avançada nas duas vista.como faço para fazer cirurgia pelo sus

  • agendei um exame pelo sus, demorou um ano pra mim conseguir a vaga na ginecologista ! apos me passar variios exames, sem condiçao nenhuma para tirar os exames fui fazendo de poco em pouco sem ter onde tirar dinheir, mesmo assim consegui pagar todos meus exames ! agora vai fazer um que tirei meus exames que eles falam que nao tem vaga na ginicologista concerteza meus exames venceram ! e nao tenho condiçoes de tirar outros ! como faço para garantir meus direitos ! sendo que ate hj nao encontro vaga pelo sus????? onde ligo ?: e quais autoridades devo buscar ???

    • Mirian Tiago da Silva, procure o Ministério Público ou Defensoria Pública de seu estado, estes são os caminhos da cidadania de acesso ao SUS, quando negligenciado pelo Estado na pessoa do agente público.

      Em breve, será liberado este aplicativo – InfomedApp – em sua localização: (https://www.infomedapp.com.br/). Está implantado apenas para Brasília e região do entorno.

  • Valéria P.L.F. Stallone. disse:

    Boa tarde, meu nome é Valéria, tenho 49 anos, sou moradora de Nova Iguaçu e preciso muito de fazer tratamento de varizes, fui ao angiologista uma vez e ele me orientou a fazer um plano de saúde pois o meu caso é de cirurgia, estou muito preocupada porque minhas pernas estão cheias de veias grossas e a cada ano fica pior. Preciso muito fazer o tratamento e devido a situação queria resolver isso pelo SUS, existe essa possibilidade?
    E não existe nem um programa aí no Hospital da Gamboa que agilizaria o meu tratamento?
    Vou aguardar a resposta… preciso muito.

  • Thalita silva disse:

    Boa tarde Ivan Rodrigues
    Gostaria de saber o que devo fazer para mamografia redução de seio, tenho laudo médico e tenho muitas dores nas costas já fiz todo procedimento que o médico me pediu, já faz 2 anos q estou correndo atrás para fazer a cirurgia.
    Passei no médico ele falo q tenho que espera pela prefeitura que quando aparecer uma vaga eles vão me avisar porque no hospital não tem esse procedimento. Tenho q esperar ?

  • Francine disse:

    Boa tarde
    gostaria de saber como proceder, no caso, minha filha de 8 anos foi encaminhada ao endocrinologista pediátrico, fui informada que na minha cidade não possui esta especialidade, devo aceitar o encaminhamento para um endocrinologista adulto?mesmo sabendo que não é a especialidade requerida pelo clinico geral?

    • Francine, não! Qual sua cidade?

      Em breve, será liberado este aplicativo – InfomedApp – em sua localização: (https://www.infomedapp.com.br/). Está implantado apenas em Brasília e região do entorno. Caso queira, já pode baixar em seu celular e assim que for liberado para sua região, será atualizado automaticamente. A saúde na palma das mãos.

  • Tânia Regina Lima disse:

    Boa Tarde! Eu estou precisando marcar um Neurologista pelo Sus aqui em SAlvador como faço???

  • Tania Santos disse:

    Médico Neurologista pelo Sus tem, aqui em Salvador?

    • Sim. Qual seria a localidade?
      Em breve, será liberado este aplicativo – InfomedApp – em sua localização: (https://www.infomedapp.com.br/). Está implantado apenas em Brasília e região do entorno. Caso queira, já pode baixar em seu celular e assim que for liberado para sua região, será atualizado automaticamente. A saúde na palma das mãos.

  • Cris Bezerra disse:

    Ola Ivan,
    Meu pai fez um exame e, pelo q o medico disse,99% de chance de ser cancer no estomago,porem temos q aguardar o resultado da biopsia.
    Como ele mora no Ceara e vive sozinho,estamos querendo traze lo pra SP , pois aqui tem os filhos q poderao acompanha lo.
    Ocorre q nao tenho ideia de tempo para inicio do tratamento pelo SUS, qdo o problema e detectado.
    Poderia me dar o passo a passo e o tempo de espera para atendimento?
    Agradeco a atencao.

    • Cris, ligue para meus amigos no telefone 0800 773 1666 do instituto Oncoguia (tem que ser de um fixo a ligação é gratuita), explique toda a situação e eles irão te auxiliar de forma efetiva. Boa sorte.

      Em breve, será liberado este aplicativo – InfomedApp – em sua localização: (https://www.infomedapp.com.br/). Está implantado apenas em Brasília e região do entorno. Caso queira, já pode baixar em seu celular e assim que for liberado para sua região, será atualizado automaticamente.

  • Boa tarde minha irmã tem o câncer e precisa fazer uma cirurgia no olho em fortaleza pelo o sus os médicos querem tirar o olho dela ela não quer pois tem um hospital em São Paulo pelo o sus que faz o procedimento sem tirar o olho através de um procedimento de baqueta rápida como faço pra pedir a eles pra operar ela lá nesse hospital

    • Ila Carneiro da silva, vocês terão que vir para São Paulo, na região de localidade do hospital e, procurarem pela unidade que faz o encaminhamento para o hospital de alta complexidade.

  • Nubia Rocha disse:

    Ivan, boa noite!
    Obrigada pela matéria tão esclarecedora para tantos. Me desculpe se estiver equivocada com minha pergunta. Sou uma mulher jovem, desempregada, carrego no meu sorriso a marca de anos de falta de cuidado, carinho e também o pessimo costumo do tabagismo, graças a Deus abandonei, mas as marcas eu ainda carrego. Estou llimiando minha alimentação, pois tenho difilculdade para mastigar, sou uma mulher que nao sorri, pois n acho q tenho o que mostrar. Isso me afeta mto, minha auto estima e vida social.
    Qual a forma que ” funcione” para eu conseguir uma avaliação para um tratamento gratuíto?
    Obrigada

  • Ola boa noite,gostaria de saber como faço para conseguir uma cirurgia para meu filho, pois o problema dele é CERATOCONE,e nessecita de uma cirurgia

  • Meu nome é Cristiano,moro em Samambaia Df,gostaria de saber como faço para conseguir uma cirurgia de cornia no Hub, pois estou com ceratocone nao enxergo nada com o olh direito e tenho apebas 21 anos.me ajudem por favor

    • Defensoria Pública do Distrito Federal

      Samambaia
      Endereço: Centro Urbano Quadra 302 – Fórum
      Telefone: 2196-4570 / 2196-4571
      Coordenador: Láercio da Silva Bezerra

      Brasília
      Endereço: Praça Municipal, Lote 01, Palácio da Justiça – TJDFT Bloco B 2° Andar Anexo 2
      Telefone: 2196-4426 / 21964542
      Coordenador: Leonel Barbosa Magalhães

  • Ronaldo Xavier disse:

    Boa tarde, sou Ronaldo Xavier, tive infarto e fiquei 21 dias internado, fiz uma angioplastia e sai do hospital a 2 meses, o médico disse que teria que passar por um cardiologista dentro de um mes, consegui marcar com o clinico geral que disse que me encaminharia para o cardiologista urgente, já faz 2 meses e até agora não marcaram o cardiologista.Preciso com urgencia.

  • Jéssica Viana disse:

    Fui orientada a fazer uma ultrassonografia no mes de Julho para ver a evolução do meu nenem (estou com 13 semanas de gestação) porem me agendaram para 19/09/2017, o agente disse ser a unica data disponivel. Como vou ver a evolução do feto se so tem data para setembro?
    Os meses de Julho e Agosto não verei a evolução?
    Como proceder nesse caso?

    • A Defensoria Pública pode:

      1) entrar com ações na Justiça para defesa de direitos;

      2) atuar em processos em andamento;

      3) defender os direitos de pessoas que estão sendo processadas;

      4) promover acordos e conciliações entre pessoas em conflito para evitar processo na Justiça.

      5)….

  • Stephanie disse:

    Olá, Boa note. Eu gostaria de saber o que fazer nessa situação: Meu namorado tem um problema no olho ele só enxerga 3% com olho direito, tem a esperança de poder enxerga dos dois olhos, a muito tempo ele tenta passa com um especialista mas o posto de saúde só fica de liga para marca. Já é a terceira vez que ele vai e nunca ligam, dessa vez já se passaram 3 meses. O que fazer nessa situação? Obrigada pela atenção.

    • A Defensoria Pública pode:

      1) entrar com ações na Justiça para defesa de direitos;

      2) atuar em processos em andamento;

      3) defender os direitos de pessoas que estão sendo processadas;

      4) promover acordos e conciliações entre pessoas em conflito para evitar processo na Justiça;

      5)…

      “O que fazer nessa situação”? Em 2018, escolha pessoas simples, comprometidas com o trabalho social voluntário…como seu representante.

  • Nice disse:

    Boa Noite Ivan,

    Preciso fazer um exame de tomografia (com contraste). Fui no incor e eles estão me pedindo um encaminhamento do SUS. É só apresentar o cartão do SUS e o pedido do exame (médico do HRAN) ?

  • Andre Marques disse:

    Boa noite !

    Tenho Hérnia de disco extrusa e preciso de cirurgia , porém, o médico especialista o qual fui encaminhado no Hospital de clinicas de São Paulo (residente), me informou que não iria me encaminhar pois era muito demorado o procedimento.
    Gostaria de saber se com um encaminhamento de um médico particular eu posso conseguir o procedimento cirúrgico pelo Sus e como faço esse processo.

  • Angela disse:

    Olá, Boa Noite! Fui diagnostica pelo medico particular com endometriose profunda(ovários, útero, intestino e reto) fiz Ressonância Magnética da Pelve, colonoscopia, Ca125 que comprovam; sinto muita dor, diariamente, estou tomando anticoncepcional mas menstruando direto, é uma cirurgia muito cara, o médico informou que preciso de equipe multidisciplinar, por favor me auxilia como fazer esta cirurgia pelo SUS no Rio de Janeiro.

  • Erica uehara disse:

    Boa tarde ! Dr. tenho um entiado que mora em porto belo -S.c. Gostaria de informações sobre onde conseguimos vaga pelo sus ou clínicas populares com preços acessíveis na especialidade de neurologista, pois já pesquisei em vários site pela internet e não consegui nenhuma informação …
    Desde já agradeço ….

  • esdras da silva disse:

    meu nome é esdras eu tenho uma irmã de 19 anos ela descobriu no começo do ano que tem ceratocone , ela ja fez o mapeamento de olho , assim que descobriu e o cartao do sus , so que o posto falou que ela tinha que esperar 3 a 4 meses e ja passou o prazo que eles deram mais nao entraram em contato com ela e quando ela vai la eles falam para ele esperar pq nao existe isso de prazo para passar no oftomologista eu queria saber o que ela pode estar fazendo para conseguir o laudo medico para que ela possa estar fazendo o transpante de cornea , a medica ja falou pra ela que tem que ser o transplante pq ja esta muito grave nem sei o que fazer mais espero uma soluçao obrigado .

    • A Defensoria Pública pode:

      1) entrar com ações na Justiça para defesa de direitos;

      2) atuar em processos em andamento;

      3) defender os direitos de pessoas que estão sendo processadas;

      4) promover acordos e conciliações entre pessoas em conflito para evitar processo na Justiça.

  • Andrei Lima disse:

    olá, fui demitido por justa causa com a empresa alegando faltas injustificadas mas o posto de saude me deu comprovantes , mas não consta no banco de dados do postinho , o que eu faço?

    • A Defensoria Pública pode:

      1) entrar com ações na Justiça para defesa de direitos;

      2) atuar em processos em andamento;

      3) defender os direitos de pessoas que estão sendo processadas;

      4) promover acordos e conciliações entre pessoas em conflito para evitar processo na Justiça.

  • Andreia Affonso disse:

    Boa tarde Ivan. Já passei por 02 PS. A Santa Casa e Hospital SP. Me medicaram e disseram que meu caso é grave e devo procurar urgente um posto de saúde com o cartão do SUS. tenho o cartão do SUS mas nunca usei ate o momento. Minhas dúvidas são: Mudei de endereço, posso passar no posto do meu bairro sendo que não tenho nenhuma conta em meu nome para levar ao posto?? Ou se eu passar por um ginecologista particular, ele poderá me encaminhar para uma cirurgia no Pérola Byington por exemplo? Muito obrigada. Aguardo ansiosa sua ajuda

    • “…posso passar no posto do meu bairro sendo que não tenho nenhuma conta em meu nome para levar ao posto”??
      #Leve qualquer correspondência, caso não tenha, o posto deverá providenciar uma visita da assistente social em sua residência, em dia e horário que esteja em casa para confirmação de seu endereço.
      “…Ou se eu passar por um ginecologista particular, ele poderá me encaminhar para uma cirurgia no Pérola Byington por exemplo”?
      #Tem que ser encaminhada pelo médico do SUS.

  • Dr minha irmã necessita urgente de uma cirurgia ela tem câncer no olho e o médico que tirar o globo ocular, sendo que existe outros procedimento em sp de uma cirurgia de branqueterapia e rutenio sendo que é muito caro e único hospital que que faz que faz de graça pelo o sus é unifesp ela precisa se operar lá em SP como proceder pra conseguir essa operação que vale. 60 mil reais na rede particular

  • Fabiana Oliveira disse:

    Bom dia! Será que consigo a “histerossalpingografia” pelo sus no DF? Obrigada

  • Vi disse:

    Bom dia. Estou precisando de um otorrinolaringologista e pela clínica da família nunca consigo, será que posso ir até o ministério da saúde pra vê se eles conseguem resolver esse problema pois é sério, estou perdendo a audição!

  • Oi.bom dia..a quase 2 meses dei a luz e meu parto foi a fórceps..me machucaram muito..passei a primeira consulta no cirurgião e ele me pediu uns exames pra fazer..fui marcar o retorno já com os exames feito e eles falaram que não tinha vaga..me colocaram na fila de espera..só que minha licença maternidade tá acabando e não posso ficar na fila de espera… pois na hora do parto eles romperam um músculo chamado esfíncter..e não posso sair de casa direito…Como eu posso fazer agora?? Preciso logo passar no retorno pra ver se vou precisar de cirurgia.O médico tinha me falado que qualquer coisa ias iam me encostar pelo INSS…só que preciso passar nele antes que acabe minha licença…o que eu posso fazer????

  • Thalia disse:

    Queri saber se aqui em brasilia o sus cobre a cirurgia de Ninfoplastia? é um problema que esta me afetando muito sinto muito desconforto com isso e não tenho condições nenhuma de pagar particular

    • Em caso de correção estética simples é difícil conseguir aprovação pelo SUS. Eu diria que é impossível.
      A tabela do SUS de [RECONSTRUÇÃO VAGINAL] somente é liberada em casos severos de problemas de nascença, traumas, acidentes, problemas graves estéticos, deformidades, dermatites, inflamações entre outras doenças que comprometa a vagina.
      Inicie sua busca marcando com a ginecologista no Posto de Saúde de seu bairro ou cidade. Muitas mulheres tem conseguido fazer o precedimento.

  • Renata disse:

    Olá, tudo bem.
    Tenho um desvio de septo devido ao osso do meu nariz que é torto e fiquei sabendo que é possível conseguir realizar esse procedimento de correção pelo sus (na minha cidade tem hospitais universitários que realizam alguns procedimentos). Fui em um posto de saúde e relatei o problema ao médico, contudo ele não quis me dar o encaminhamento para um especialista alegando que esse procedimento o sus não iria realizar, que tinha que procurar clínica particulares. Porém não tenho condições de arcar com os custos em uma rede particular. Sendo assim, o sus de fato realiza esses procedimentos de correção nos hospitais universitários? O médico do posto pode me negar o encaminhamento a um especialista?

    • #Fui em um posto de saúde e relatei o problema ao médico, contudo ele não quis me dar o encaminhamento para um especialista alegando que esse procedimento o sus não iria realizar, que tinha que procurar clínica particulares.
      De certo a dele! O SUS faz sim o procedimento. Denuncie o caso no Ministério Público ou na Defensoria Pública.
      #O médico do posto pode me negar o encaminhamento a um especialista? Não pode negar, ainda mais com esse argumento comercial de quem faz dos SUS o abastecimento financeiro dos serviços privados.

  • Monique disse:

    estou com um nódulo de 12×06 mm e uma secreção com cor amarelada tipo pus estou com minha guia do sisreg e uns numero atras que acredito ser o protocolo mais não sei com visualizar isso como ver se estou realmente na fila pois esta demorando muito

  • GREYCEANY disse:

    Me chamo Greyce e tenho um problema muito grande tenho 1.56 de altura e tenho as mamas enormes que chegam a me fazer sentir fortes dores nas costas e nos braços, então gostaria de um esclarecimento seu que o sus faz o procedimento, minha primeira consulta com o médico clínico geral pode ser em uma UNS mais próxima a minha casa ou précisa ser no Adriano Jorge mesmo. Agradeço desde ja

    • “…minha primeira consulta com o médico clínico geral pode ser em uma UNS mais próxima a minha casa ou précisa ser no Adriano Jorge mesmo”.
      #Exatamente! “…em uma UBS mais próxima a sua casa.”

  • Andreia disse:

    Moro em curitiba
    Fiquei na fila pra fazer reducao de mama mais de 4 anos
    Sofro desde sempre de dores
    Por fim saiu a consulta com o cirurgia e tds exames foram feitos e passei ate pelo anestesista e td certo pra fazer a cirurgia , mais os meficos me disseram q tinha que aguarda a liberacao de leito do hospital onde e pra ser realizado a cirurgia (Cajuru) que eles nao podia fazer nada eu tenho que esperar isso ja faz um tempo e nada de ligarem
    Queria so saber ter um previsao tanta espera e junto sofrimento angustia parece nunca acabar so esta piorando
    Por favor me ajude

  • taiton disse:

    ola estou precisando da numeração de uma regulação do sus alguém sabe como eu posso conseguir ?

  • lica disse:

    Boa tarde!
    Minha dúvida é a seguinte:
    Um paciente de 04 anos do interior do estado necessita de cirurgia na capital , vindo para a cidade sem regulação. ele poderá realizar cirurgia na capital com o cartão do SUS dele do interior?

    • #…ele poderá realizar cirurgia na capital com o cartão do SUS dele do interior? lica, sim!
      #…vindo para a cidade sem regulação. Só se for um caso de emergência!

  • Sabrina disse:

    Boa noite me chamo Sabrina , a uma semana recebi um telefonema avisando que minha consulta para cirurgia esta marcada , VC poderia me dizer , qual e o próximo processo , pq eu comecei a a trabalhar a pouco tempo , sera que a cirurgia sai ainda esse ano ??

  • Paula Cristina da Silva disse:

    Boa tarde, como faço para tentar marcação de consulta para oftalmologista??? é necessário encaminhamento???
    E para outras especialidades?? Ha algum tempo atras cheguei a fazer acompanhamento médico com o reumatologista la;

  • Analice dos Santos Moreira disse:

    Analice sou diabetica tipo2 e gotaria muito de poder estar fazendo a cirurgia bariatrica pelo sus, mais nao sei por onde comecar sera que alguem pode me ajudar? Muito obrigado.

  • Lorena disse:

    Boa tarde mim chamo Lorena desde de 2012 entrei na fila do sua da santa casa de misericórdia santa Cecília em SP pra uma cirurgia de redução das mama tenho problema de coluna devido o tamanho das mamas e estou sentindo muita dor no pescoço como faço. Pra conseguir essa cirurgia tenho laudo do ortopedista comprovando q não é uma cirurgia por estética .

    • #…entrei na fila do sua da santa casa de misericórdia santa Cecília em SP pra uma cirurgia de redução das mama…
      *Vá a unidade e solicite sua classificação na fila do SUS, o que não pode ser negado, caso seja, acione a Defensoria Pública ou o Ministério Público. Se por acaso seus exames vencerem, faça a responsabilização da unidade de saúde pelo Ministério Público.

Leave a Comment