Foto: Renato Araújo/Agência Brasília
Foto: Renato Araújo/Agência Brasília
Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Paula Oliveira, da Agência Brasília

Governador de Brasília e presidente do FNDE reuniram-se para tratar sobre a educação de alunos de até 5 anos de idade

O governador de Brasília reuniu-se com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Antônio Ildivan de Alencar, para tratar dos centros educacionais de primeira infância — destinados a alunos de até 5 anos de idade. “Temos um contingente grande de crianças sem vagas na educação infantil e precisamos acabar com isso”, afirmou Rodrigo Rollemberg. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (31), no Edifício FNDE, no Setor Bancário Sul.

O fundo e o governo local têm convênio para a construção de mais 36 creches, com capacidade para 188 estudantes cada uma, além das previstas e das já inauguradas. Até o fim de 2015, serão abertas outras nove, para atender 112 crianças cada uma. Desde o início do ano, foram criadas 11. “Queremos universalizar o ensino infantil”, disse o chefe do Executivo.

Modificado recentemente, o modelo financiado pelo FNDE permite que cada creche abrigue 188 alunos. No antigo formato, há espaço para 112. “Essa mudança tem muitas vantagens, como a de usar menos recursos financeiros e humanos para contemplar mais famílias”, pontuou Alencar, diante do governador e do secretário de Educação do DF, Júlio Gregório Filho.

Remanejamento de verba
Em conversa com o presidente da autarquia federal, também verificou-se a possibilidade de o Executivo local remanejar cerca de R$ 9,5 milhões para a aquisição de carteiras. Os recursos haviam sido repassados inicialmente para a compra de ventiladores, ares-condicionados e tablets.