Noelle Oliveira – Do Correio Braziliense
Cerca de 20 técnicos de Enfermagem e fisioterapeutas aprovados em concursos antigos da Secretaria de Saúde do DF protestaram ontem em frente à sede do órgão, na Asa Norte. Eles reivindicam a nomeação nos cargos, uma vez que o governo local seleciona profissionais temporários para trabalharem no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)No último dia 12, um documento foi enviado pelo subsecretário de Atenção à Saúde do DF, Ivan Castelli, ao secretário de Saúde do DF, Rafael Aguiar Barbosa, solicitando a nomeação de 446 técnicos em enfermagem e 80 fisioterapeutas. Nenhuma das demandas, no entanto, foi atendida. 

“Queremos saber o que aconteceu. Se estão contratando temporários, por que não poderiam estar nos nomeando? Temos que receber explicações”, argumentou a técnica em enfermagem Juliana Alves, 25 anos, aprovada em concurso realizado em 2007. A secretaria havia explicado anteriormente que os temporários assumiriam as vagas até a nomeação e o treinamento dos concursados. Ainda de acordo com a pasta, os quadros de profissionais da rede estariam completos, sendo possível a nomeação imediata de apenas médicos e cirurgiões dentistas. 

No último dia 3, o interventor substituto do Hospital Regional de Santa Maria, Elton Luiz Berça, solicitou à Secretaria de Saúde do DF a nomeação de 715 técnicos de Enfermagem e de 100 fisioterapeutas para a unidade de saúde. No documento, também foi solicitada a nomeação de 21 ortopedistas, 12 cirurgiões gerais e 190 técnicos administrativos. Ontem, foram nomeados pela Secretaria de Saúde do DF 17 ortopedistas e 100 técnicos administrativos.